sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

As aventuras de Natal e Passagem de Ano

Eis que chegou a altura das férias do Natal e esta altura festiva foi para mim bem diferente de todas as outras, pois estava num ambiente completamente diferente do que estava habituado, estava calor, as iguarias na mesa eram diferentes, embora por esta altura conseguimos matar algumas saudades do nosso Portugal com alguns produtos do nosso país, tais como uns belos pães alentejanos, queijo da Serra, etc. Mas foi fantástico e uma experiência completamente nova pois estava com alguns membros da família e amigos e quando estamos em boa companhia as saudades não apertam tanto.
Depois do natal e uma vez que eu ainda me encontrava de férias, parti em direcção à Ilha de Moçambique, outro local maravilhoso que tive oportunidade de conhecer, e onde nasceu o país de Moçambique, para quem não sabe. Nesta aventura ia sendo encarcerado por falta de documentos (passaporte) e embora não me orgulhe do que tive que fazer para me safar da situação, não tinha outra alternativa, tive então que “subornar” dois cinzentinhos, como carinhosamente são chamados os agentes das alfândegas e pagar-lhes a quantia de 1000 meticais para que me deixassem seguir sem problemas. Embora o termo “subornar” não seja o mais indicado, uma vez que eles próprios tentam fazer com que lhes demos dinheiro e não têm vergonha nenhuma de pedir a quem quer que seja, ainda mais nesta altura festiva., portanto para aqueles dois agentes foi um dia de sorte eu não ter comigo os documentos. Mas não pensem que o resto da viagem correu sem mais incidentes, pois esta situação ocorreu logo à saída da cidade de Nampula e até à ilha de Moçambique ainda tive que passar por mais cinco (5) postos de controlo mas por sorte em mais nenhum me pediram os documentos, mas obviamente que ia um pouco nervoso e embora no fim todos rimos da situação na altura em questão posso afirmar que tremia que nem varas verdes.
Tive então uns dias na ilha de Moçambique, que é um sítio bem bonito, embora esteja muito abandonado e degradado até ir para as Chocas do Mar, onde passámos a passagem de ano, na praia (só para meter inveja) com uns 30º C de temperatura exterior e água quente. Bem só vos posso dizer que foram dias maravilhosos, de praia, convívio e de descanso e sempre em muito boa companhia.










Sem comentários:

Enviar um comentário